Quarta, 24 de Abril de 2024

Ironman: ação eficiente da PMAL garante a segurança do maior evento de triathlon da América Latina

Desde as 4h de domingo, equipes do BPTran estavam presentes no local para garantir o isolamento da área

Mais de 190 homens da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), juntamente com outros órgãos de Segurança Pública, atuaram em ações preventivas para dar segurança de seis mil pessoas, entre atletas e acompanhantes, de 22 estados brasileiros e 19 países, que participaram na manhã de domingo (04) da edição “IronMan 70.3 Alagoas”. É o terceiro ano consecutivo que Maceió recebe o maior evento de triathlon da América Latina.

O esquema de policiamento teve início desde a última quinta-feira (1º) e seguiu pela sexta e sábado (3), com a realização do IronKids, o congresso técnico, a entrega de kits, dentre outras atividades do evento principal. Equipes da Força Tarefa se revezavam fazendo a segurança, com rondas e PBs no entorno do evento. O ônibus do videomonitoramento, pertencente ao 1º BPM, foi instalado no local para servir como base e auxiliar o policiamento.

Desde as 4h de domingo, equipes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e da SMTT já estavam presentes no local para garantir o isolamento da área, bem como o Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) colocou duas viaturas para dar segurança no momento equipagem e chegada dos atletas. Equipes do BPRv, BPEsc, BOPE, 5ª CPM/I, 1º BPM, APM, DAL e CPM também foram empregados no esquema de segurança montado pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC).

Participaram ainda da segurança do evento junto à PMAL, o Programa Ronda no Bairro (RB); o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL); a Guarda Municipal; a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT); a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL).

Sobre a competição

Centenas de triatletas participaram, na manhã deste domingo (04), do maior evento de triathlon da América Latina, o Circuito Ironman. A maior parte do evento aconteceu na Praia de Pajuçara. O circuito contou com 1.500 triatletas de 19 países e o desafio dos participantes era completar 1,9 quilômetros de natação, 90 quilômetros de ciclismo e 21,1 quilômetros de corrida.

A disputa vale uma das 41 vagas para o munidial de Ironman 70.3 do próximo ano, que acontecerá em Taupo, na Nova Zelândia.