Quinta, 25 de Abril de 2024

Interior Mais Seguro: operação integrada apreende armas de fogo, drogas e cumpre mandados de busca e apreensão

Operação iniciou nas primeiras horas desta quinta-feira

A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas desencadeou a Operação Integrada denominada Interior Seguro planejada com base em denúncias originárias por meio do Disque-denúncia (181).

Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (22) um grande efetivo da Polícia Militar (PM-AL), Polícia Civil (PC) e Grupamento Aéreo de Alagoas foi distribuído em 13 municípios com o objetivo coibir a criminalidade nas cidades e de cumprir 89 mandados de busca e apreensão representados pelo Delegado Gustavo Henrique e expedidos pela 17ª Vara Criminal.

As unidades que compõem o Comando de Policiamento do Interior (CPI) da PM-AL foram empregadas, bem como integrantes da Polícia Civil do interior, além das aeronaves do Grupamento Aéreo e de unidades especializadas da PM como o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e da PC como Tático Integrado de Grupos de Resgate Especial (Tigre), Divisão Especial de Investigação e Capturas (DEIC), Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) e Asfixia.

Apreensões estão sendo registradas em diversos municípios do interior

A operação integrada segue, mas o resultado parcial já está sendo contabilizado. Na região abrangida pelo 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), no município de Coruripe, os agentes de segurança apreenderam cerca de 6kg de maconha in natura. Em Penedo, mais 1,5 kg de maconha foi apreendida e mais bombinhas de maconha e de crack, notebook, quatro aparelhos celulares e cédulas de dinheiro foram apreendidos. Armas de fogo e munições foram apreendidas em União dos Palmares e em Palmeira dos Índios. Os policiais encontraram ainda duas motocicletas e mais TVs, notebook, tablet, dinheiro e uma grande quantidade de loló em São Miguel dos Campos. Na região coberta pelo 7º BPM foram apreendidos 13 papelotes de cocaína e cinco munições.

Cada sub-região, de acordo com o coronel Walter do Valle, comandante do Policiamento do Interior (CPI), conta com a coordenação dos tenentes-coroneis Pedro Moura, comandante de Policiamento da 1ª Área do Interior do (CPAI-I); Wellington Bittencourt (CPAI-II); Maciel Pantaleão (CPAI-III) e dos delegados Cícero Lima, Mário Jorge e Carlos Reis.

Disque-denúncia

A população tem um papel importante no combate ao crime e no esclarecimento de ilícitos. Por meio do telefone 181, que abrange todo o Estado de Alagoas, é possível fornecer informações à Segurança Pública. O sigilo e o anonimato do cidadão são garantidos.

Além do telefone, é possível denunciar por meio do link do 181 na página www.seguranca.al.br ou utilizando o aplicativo Dique Denúncia Mobile.

Prisões

Em União dos Palmares, Lourival Firmino da Silva foi preso sob acusação dos crimes de Injúria, Ameaça e Posse irregular de arma de fogo - a arma foi apreendida.

Já Adenilson da Silva foi preso em União dos Palmares acusado de manter um idoso de 73 anos sob situação análoga à escravidão, além de cárcere privado. Informações iniciais apontavam que a vítima vivia em situação degradante e sua saúde estaria debilitada: trabalhando mais de 12 horas por dia em um assentamento rural, sem proteção ou calçado, sem receber água e refeições e dormindo no chão abrigado em um ambiente insalubre.